segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Traços...

Em fim a glória,
daqueles que nunca foram,
nem querem ir mais longe.
Mais longe do que nunca gostariam,
mais longe de onde nunca poderam,
nunca temeram chegar.
Eles temem, são eles meus,
são deles nossos, e dos nossos...
Findam. . .

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Da liberdade

Hoje eu gostaria de falar sobre liberdade, eu sempre me pergunto o que é liberdade, sempre questiono à luz de uma teoria estranha e cética a respeito da liberdade dos outros. Minha liberdade eu não questiono, prefiro acreditar que não a tenho, ou mesmo que a tenho, essa é a minha visão.
O que seria liberdade se não espírito? O que seria libertar se não espírito? Será que alguém para e pensa em liberdade como um ato de amor? Será que esse ato de amor liberta?
Certezas libertam, dúvidas amarram, certezas amarram enquanto dúvidas libertam, essa é a dinâmica do ser, do existir em liberdade, quanto mais se faz em liberdade, mais se perde em pessoa e toda vez que se liberta, perde-se um pouco de sí. De fato é um ato de amor, libertar é ceder ao fracasso, talvez ceder o ao completo testemunho de uma incoerência, deixar partir aquilo que se mais preza.
Me causa estranheza o fato de nós, meros pedaços de carne malfazejos, não nos darmos bem com a liberdade, é nosso, é o nosso corpo que clamo pela integridade, pela posse. Questiono se não são sábios aqueles que mantém os cativos, mas me reprimo ao ver que são eles os libertos, pois são os cativos que por sí são amarras de seu senhor, quem seria então senhor sem servo? Quem seria liberto sem clausura? Seriam todos talvez, libertos, alforriados de se perceber em liberdade, acreditados de que, ser livre é andar e viver, mal sabem eles, que liberdade os aguarda.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Uma bobagem, alguns erros e três verdades

Há uma máxima que aprendi quando era mais jovem, uma frase que minha me dizia, eventualmente meu pai também repetia. Naquela época eu não fazia muito bem as famosas lógicas reversas, mas eu sempre achei aquilo importante. " A Única certeza dessa vida é a morte... o resto são só problemas." realmente faz muito sentido, mas infelizmente essa única certeza foi desfeita quando a tal dá lógica reversa começou a fazer efeito em minha mente, maldita lógica, quando ela te pega é como resfriado, derruba mesmo. Minha única certeza se tornaram várias, essas varias se tornaram dúvidas, até que um grande amigo meu, um comercial de TV muito gente boa, me mostrou a segunda máxima de minha vidinha curta, ele disse com propriedade, voz firme, quase rouca de locutor( camarada amigável aquele comercial): "A única certeza é a dúvida... é a duvida que move a humanidade". Então eu parei e pensei, é hora de refazer, tinha dúvidas o suficiente para saber que aquilo, e isso não invalida vovó era, verdade. Eu realmente tinha mais dúvidas que certezas e isso me provocava tremeliques já que eu adoro dúvidas, mais ainda a humanidade adora dúvidas, desde uma simples "que horas são" aos segredos do universo e tudo mais, adoramos dúvidas. 
Eu, muito chocado com aquela revelação e mais alguns reais mais pobre pois, aquele meu camarada, o comercial ( lembram dele?) acabou me vendendo um pacote de estudos, que diga-se de passagem me custou bastante caro. Esse pacote também era um rapaz bem legal, mas infelizmente foi ele que me explicou a minha terceira e ultima máxima da minha vidinha curta. Ele me explicou, e dessa vez não foi tão gentil como na época que o conheci, que existe mais uma grande verdade universal, e não é, como diz Douglas Adams, meu gosto peculiar a respeito de relógios digitais. 
Ele me disse com as seguintes palavras: "Ei garoto, você sabe da morte e da dúvida, mas vou te dizer mais uma coisa, e essa eu vou cobrar... A única certeza na vida, é a dívida!". Bom sobre essa terceira verdade, eu não tive muito tempo pra pensar sobre, afinal de contas to trabalhando que nem um louco pra pagar meu amigo, que por sinal não era tão amigo assim, ou talvez fosse já que ele me avisou, talvez o senhor comercial e que seja um cara sacana, mas eu não tenho tempo pra pensar sobre isso, tenho que voltar pro trabalho.